sábado, 31 de outubro de 2009

Responsabilidade

Porque muito do que fazemos é assinado sem ser lido, convém estarmos atentos ao que fazemos.
Esta quinta, apos uma noite muito mal dormida, após dias de muito trabalho , dei por mim a cometer erros mt perigosos para os doentes...do tipo escrever as doses erradas de determinados fármacos...até mesmo trocar nomes de farmacos!!!
Não s preocupem que nada correu mal e tal nao aconteceu porque tive a consciencia do meu estado de desgraça: consegui que alguem controlasse o meu trabalho ;P
(e viva o café!)

Ainda no mesmo tema, fica aqui uma dica: sempre que estiverem na dúvida, perguntem. Uma dica obvia? talvez...acontece é que muitas vezes cedemos perante certas dúvidas "ah, deve ser assim...". Não cedam: ainda somos novos e pouco ou nada sabemos de medicina. fingir que sabemos é arriscado...e...como sempre...é o doente que sofre o risco!
Se nao quiserem perguntar ao tutor para nao dar barraca, perguntem a alguem da equipa que seja mais acessivel. senao quiserem alguem da equipa perguntem a outra pessoa, cm por exemplo a um enfermeiro! acreditem: os enfermeiros podem ser nossos amigos!

2 comentários:

  1. Tens toda a razão. Devemos perceber que a partir de agora os nossos actos podem mesmo ter impacto na vida dos doentes. Em relação aos enfermeiros, eu bem tento ser amiga deles mas a minha experiência pessoal tem sido: eles ajudam, mas normalmente com a cara de "voce devia saber isto perfeitamente", o que é sempre animador.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão. Quando estava a fazer uma nota de alta em que um médico russo me estava a ditar a medicação com que a doente ia sair (pelos seus nomes comerciais) percebi que algo podia correr extremamente mal. Neste caso nada melhor que ir mostrar ao tutor para confirmar:-). Citando um médico conhecido, "Devemos ter medo dos internos voluntariosos que estão sempre disponíveis para tudo. Um interno que tem a noção do que consegue fazer e daquilo para que precisa de apoio, é alguém a quem podemos chamar médico e confiar a nossa vida"

    ResponderEliminar