domingo, 25 de outubro de 2009

Sopro no coração

Olá a todos! Desde já os parabéns pela ideia da menina Sofia. Grande ideia, mesmo!
Espero que todos aceitem o convite e...que escrevam! Para dar o exemplo deixo-vos um pedacito desta semana.

Terça Feira
Diário Clínico - ACP sem alterações (o resto do blablabla é dispensável)

Quarta Feira
Diário Clínico - ACP sem alterações; Realização de Colecistectomia via Laparotómica

Quinta Feira
Diário Clínico - ACP sem alterações, bla bla bla sem alterações

Sexta Feira
Diário Clínico - ACP - Sopro sistólico no foco aórtico e pulmonar...Fervores Crepitantes...Ausência de MV no hemitórax direito...

"Dr. X, a doente MJ preocupa-me. Importa-se de auscultar comigo?"
Depois da auscultação..."Vocês têm a mania de confundir tudo. Algum dia ela tem um sopro?!?! Isto é a respiração dela!!! Por estes motivos é que se arranjam confusões que mais tarde até podem dar origem a processos por parte dos doentes!! Se isto fosse parar ao diário clínico seria a tua palavra contra a minha!!!Qual sopro qual quê!!! Ó Dra. Y, venha cá auscultar isto"
Dra Y, interna de especialidade ausculta..."Olha lá, isto não passa de respiração. Tens de ter cuidado com isto. Não podes dizer que ouves sopros quando é apenas a respiração"

Claro que reclamei, claro...mas eles foram tão seguros que até eu mesma fiquei na dúvida! Caramba, como raio fui cometer este erro????

Posteriormente lá fui auscultar a senhora..auscultei, auscultei, trouxe colegas para auscultar, IAC, mais um interno da especialidade e todos concordaram comigo: existia um "soprão" naquela senhora e fervores , sem sombra de dúvida! Aquela senhora estava a sofrer provavelmente uma sobrecarga hídrica!

Com tudo isto o que fazer? O tutor não quer que este sopro seja descrito pois discorda da sua existência...O tutor é meio po intransigente...Eu não quero ficar lixada, mais do que já estou com ele...

Pensei muito no que haveria de fazer. Pedi conselhos a mais pessoas, e lá acabei por fazer o que achava mais correcto: Relatei tudo no diário clínico, pedi um ECG (o k tb é discutível), um RX tórax, e lá "pedi" que alguém autorizasse a redução dos soros.

Segunda, quando ele , o meu tutor , descobrir tudo isto...ai, nem quero pensar no assunto.

(afinal de contas que pretendo eu transmitir com tudo isto? nem sempre os tutores têm razao e que mais do que tirar boas notas, nós temos de zelar pelos que estão ao nosso cuidado; principalmente se estiverem 90% a nosso cargo =S )

1 comentário:

  1. Compreendo-te. No meu caso seria impossível pedir isso sem ela saber porque aos doentes dela só ela autoriza coisas. Mesmo que eu preencha, mais nng assina por baixo sem ser ela. Até agora ainda não me aconteceu, felizmente, nada assim. Já auscultei sopros de novo mas ela concordou cmg e também roncos e fervores de novo mas ela tb concordou cmg por isso nesse ponto temos andado concordantes.

    Mas há outras coisas, mais pequenas, mais subtis, que me levam muitas vezes a pensar, que se dependesse de mim não faria as coisas assim.

    ResponderEliminar